Poemas metrificados ( na sua maioria ) para Fado.

Meditação

Quando dei por mim a tentar encontrar uma forma de colorir 
os anseios da alma eis que a musa da poesia veio em meu 
auxílio e, sem que nada o fizesse prever, fez de mim um 
pequeno poeta em talento, mas um grande trovador 
em dedicação.

A esta autêntica dádiva com que a natureza me contemplou 
juntou-se o FADO, essa música mágica que ao longo dos
tempos se confunde com o simples ato de respirar 
sonhos, sonhar amores e casar palavras.
- - -
Fado é respirar poesia 
Fado é sonhar ilusões
Fado é viver dia a dia 
Em constantes mutações

Fado é conhecer paixões 
Fado é aceitar má sorte
Fado é descobrir razões
Na injustiça da morte

Fado é encontrar o norte
Fado é ter o amor em alta
Fado é saber ser forte
Mesmo quando a força falta

Fado é luz, fado é ribalta
Fado é cor bem conseguida
Fado é hino que se exalta
Quando quer brindar à vida

Fado é pranto em despedida 
Fado é o riso em regresso
Fado é saber que a partida 
Nem sempre tem melhor preço

Fado é feliz recomeço
Fado é também causa nobre
Fado é arte cujo preço 
Está ao alcance do pobre

Fado é manto que nos cobre 
Fado é calor que se quer
Fado é bom que sempre sobre
Pois se falta, faz doer

Fado é amor, é prazer
Fado é luz na escuridão
Fado é força de viver
Fado é alma, é coração
- - -
E por todas estas e mais razões que são certamente comuns 
a quem conhece minimamente os mistérios da alma, sou grato 
ao FADO por permitir que os meus modestos versos bailem 
ao compasso das suas melodias harmonicamente geniais.

30.12.2022