Poemas metrificados ( na sua maioria ) para Fado.

Porto dum amor maior

Somente a minha noite me faz sentir poeta
O meu tempo banal renasce com o dia
Somente a minha noite a ideia me desperta
Na noite sou melhor poesia

Somente a minha noite inspiração contém
O tempo só me agrada se o dia chega ao fim
Somente a minha noite me faz sentir alguém
De noite gosto mais de mim

A noite não se vive à toa
A noite tem mais luz, mais cor
Tem versos de Pessoa
Com alma de Lisboa
No Porto dum amor muito maior;
A noite não se vive à toa
E sem amor, será pecado
A nossa alma voa
Quando o amor apregoa
Magias que só há no fado


Se a noite não vier enquanto estou desperto
Eu canto uma cantiga à minh’alma inquieta
E se o dia trouxer um sol quase encoberto
Decerto morrerei poeta

Morrerei mas serei, uma lembrança acesa
Que vai iluminar uma qualquer memória
Na noite deixarei um fado e a certeza
Que vivi p’ra fazer história

Música de Jorge Barradas “fado cidade das três pontes*